UNIDADE I • São Paulo • MATRIZ • 11 2955 0277 • comercial1@trefita.com.br
UNIDADE II • São Paulo • 11 2795 2555 • comercial2@trefita.com.br
 UNIDADE III • MG • Belo Horizonte • 31 3555 5555 • comercial3@trefita.com.br

LINHA DO TEMPO

Para contar a história de mais de 20 ano do grupo TREFITA, devemos dar um recuo ainda maior tempo, para 1948, e no espaço, viajando ao outro lado do Atlântico, na Itália.

Foi desse país, então destruído pela Segunda Guerra, que a família Iovino partiu para o Brasil, onde Salvatore Iovino chegou em 1953. Na adolescência, trabalhou em loja de móveis; a seguir, em escritório de advocacia. Salvatore deu os primeiros passos no setor de aço quando foi contratado para trabalhar na área de tratamento técnico de uma empresa do ramo. A partir de 1963, já com diploma de técnico em contabilidade, se uniu a amigos para uma série de empreitadas em busca de um negócio próprio, entre eles uma empresa de distribuidora de autopeças, um escritório de advocacia e contabilidade e um laboratório farmacêutico. As diferentes experiências profissionais e o espírito empreendedor já eram marca da trajetória de Salvatore Iovino quando ele conheceu aquela com quem construiria uma parceria de vida e nos negócios, Sonia Torres Iovino, com quem se casou em 1972.

Maio de 1983

Salvatore Iovino se torna sócio-fundador de uma empresa no Parque Novo Mundo, na zona norte de São Paulo. Com estoque de 100 toneladas, a companhia se estabelece como distribuidora de aço.

1985

Aquisição do primeiro imóvel próprio no Parque Novo Mundo, São Paulo.

1994

Atento às oportunidades de negócios, Salvatore monta máquinas de trefilação e descascamento no pátio da empresa e começa a ampliar o estoque.

1995

Salvatore convida a filha Anna Letizia para trabalhar com ele na empresa da qual era sócio. Ali Anna Letizia, recém-formada em economia, aprofunda seus conhecimentos no mercado de aço, passando por todos os setores, incluindo faturamento, financeiro e vendas. Nesse mesmo ano, Sonia Torres Iovino se responsabiliza pela criação da marca da empresa e elaboração de seu primeiro catálogo.

Final de 1995

Salvatore adquire o imóvel onde está instalada até hoje a Matriz da empresa de aço da qual é sócio.

30 de janeiro de 1996

Salvatore e Sonia Torres Iovino assinam o contrato social de estabelecimento da TREFITA I.

13 de abril de 1996

Início das operações da TREFITA I, também instalada no Parque Novo Mundo. Anna Letizia se incorpora ao quadro da empresa.

1997

Primeira importação de aço forjado da Argentina, ainda em sociedade com a primeira empresa.

1998

Finda a sociedade anterior, Salvatore Iovino passa a se dedicar integralmente à TREFITA, que se estabelece como uma das pioneiras no nicho de material descascado, marcando presença também com estoques de aço de bitolas de meia polegada até 4 polegadas.

1998

Inauguração da TREFITA II, no Parque Novo Mundo, no endereço da antiga empresa da qual Salvatore Iovino havia sido sócio. A TREFITA II diversifica os negócios, entrando no mercado de aços laminados e forjados.

2000

Primeira importação da Rússia de material laminado grosso, um diferencial no estoque da empresa. No mesmo ano, é aberta mais uma filial TREFITA, para depósito, no Parque Novo Mundo.

2002

Abertura de nova filial TREFITA, igualmente para depósito, no Parque Novo Mundo.

2003

TREFITA recebe primeira certificação ISO – garantia de rastreabilidade do material comercializado.

2004

Tem início um curso de alfabetização de funcionários, em convênio com uma escola vizinha à empresa. A TREFITA, já então conhecida pelo contínuo treinamento técnico de seu pessoal, dá mais um passo em prol do bem-estar social de sua equipe.

2004

Foco na informatização da empresa, com implantação de TI ainda baseada no sistema DOS.

2005

Abertura da AÇOS TORRES, na Vila Monumento, zona sul de São Paulo. A empresa se destaca na comercialização de peças para os setores de mecânica pesada e pela capacidade de estoque para bitolas de até 60 polegadas.

2006

Abertura de filial TREFITA para atendimento em Belo Horizonte (MG), ocupando espaço numa região que é expoente da indústria mecânica do país.

2006

Abertura de mais uma filial TREFITA, para depósito, no Parque Novo Mundo.

2008

Primeira importação de material da China.

2009

Certificação ISO da filial TREFITA de Belo Horizonte (MG).

3 de março de 2011

Morre a sócia-fundadora da empresa, Sonia Torres Iovino.

2013 - 2015

Certificação ISO da TREFITA II.  

A Trefita é a primeira empresa no Brasil a adquirir a maior máquina de corte, com capacidade de cortar até 1800 mm

27 de julho 2017

Mudança da Trefita II do Parque Novo Mundo para novo endereço, no Jardim Andaraí. A operação é feita com a fábrica e todos os serviços da empresa em pleno funcionamento.

2017

Elaboração de missão, visão e objetivos do grupo, com construção de políticas internas de desenvolvimento. Este é o ano também da integração de todo o sistema operacional da empresa.

2018

Abertura de escritório comercial TREFITA em Iperoba (SC).

É também o ano de integração do sistema de gestão de qualidade de toda a empresa.

O grupo conta agora com 183 funcionários, frota própria de caminhões e se prepara para alcançar a meta de liderança do mercado em 2020.

Entrevista Empresários de Sucesso

2019...